PMESP já resgatou mais de 700 vítimas das inundações no RS

postado em: avisos entre outros! | 0

Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública, equipes da PMESP já resgataram, até a data de ontem, 5 de maio, cerca de 720 vítimas das inundações no Rio Grande do Sul. Iniciados em 1º de maio, os trabalhos contam com a participação do Corpo de Bombeiros e do Comando de Aviação (CAv), que estão sendo apoiados pelos helicópteros Águia. As equipes estão empenhadas em localizar os desaparecidos, prestar socorro às vítimas soterradas e realizar o salvamento de pessoas ilhadas.

A SSP destaca que, em Porto Alegre, o Águia 33 recebeu uma chamada urgente para realizar a evacuação aeromédica de uma paciente idosa que estava internada em estado crítico. Com a necessidade de transferi-la para a UTI de outra unidade médica, a equipe paulista acompanhou todo o processo. A presença da UTI aeromédica a bordo do helicóptero da PM foi fundamental para garantir a segurança durante o transporte, especialmente considerando o quadro delicado da paciente, afetada por traumatismo cranioencefálico e hematoma intracraniano.

No total, participam dos trabalhos mais de 50 policiais e bombeiros em oito viaturas, sete embarcações e três aeronaves. Além disso, dois cães farejadores prestam apoio às ações.

Por sua vez, a Defesa Civil de SP enviou seis agentes e um geólogo ao Rio Grande do Sul para auxílio às vítimas e apoio técnico às autoridades gaúchas. O órgão ajuda na construção de um centro logístico de ajuda humanitária regional na cidade de Estrela, no Vale do Taquarí.

O Fundo Social de São Paulo (FUSSP) e a Defesa Civil do Estado iniciaram neste domingo, 5 de maio, uma campanha humanitária em prol das vítimas das recentes chuvas no Estado do Rio Grande do Sul. A ação do Governo de SP tem como objetivo arrecadar água potável, itens de higiene e limpeza para fornecer assistência às comunidades afetadas (mais detalhes no post anterior).

As doações devem ser entregues no depósito do Fundo Social, localizado na Avenida Marechal Mário Guedes, 301, no bairro do Jaguaré na Capital. O local estará aberto a partir das 8h deste domingo para receber as doações. Durante a semana, as doações poderão ser entregues das 8h às 17h no mesmo local. O transporte dos insumos para o Rio Grande do Sul será feito pelas companhias aéreas Gol e Azul que se voluntariaram para enviar as doações por meio aéreo, devido os diversos bloqueios nas estradas.

Fonte e imagem: Comunicação SSP