Fundação

A criação da ADEPOM - Associação de Defesa dos Policiais Militares do Estado de São Paulo - foi articulada no início da década de 90, em uma pequena confraternização entre amigos Policiais Militares que iriam concorrer a uma chapa na APOMI - Associação dos Policiais Militares do Estado de São Paulo. A ideia de criar uma entidade que lutasse e defendesse a categoria já se passava pela cabeça do Coronel PM Luiz Carlos Nogueira, atual presidente da Associação, que na época ostentava a patente de Tenente PM.

A ideia criou forças e, após uma série de reuniões preparatórias, resolveram criar a entidade. No dia 25 de agosto de 1993 foi proposta e aprovada a criação da ADEPOM, que não só continuasse o espírito dessas reuniões, essencialmente de troca de informações, mas que exercesse igualmente um papel ativo de representação dos Policiais Militares junto ao governo e à comunidade.

Primeiros desafios

Todos sabiam que a luta seria árdua, pois, por muitos anos o associativismo militar foi considerado como subversivo e a participação de militares a uma associação criava o estigma de indesejáveis, com o argumento de serem focos de perturbação no seio dos quartéis.

Naquele momento de fundação da entidade ainda existia o resquício daquela época. O início das atividades foi penoso e o combate pelo reconhecimento da associação como órgão legal de representação da categoria, imensamente difícil. As dificuldades e pressões sofridas ressaltam o quanto estavam arraigadas na mentalidade de alguns que a criação de mais uma entidade era um mal e devia ser combatido até as últimas consequências.

A insistência de seu fundador resultou em diversas transferências sofridas sem motivos concretos. Além de todas essas dificuldades, seus fundadores ainda tiveram de enfrentar a precariedade e a falta de recursos.

Sede

Os trabalhos da associação tiveram início em uma pequena sala na Zona Norte de São Paulo, situada na Avenida Júlio Buono, com poucos funcionários, mas muita vontade e esforço.

Desde sua origem a ADEPOM sempre foi pioneira na luta jurídica dos interesses de seus associados. Toda diretoria procurou formar, desde sua implantação, uma equipe de advogados altamente qualificados para dar atendimento ágil e seguro, além de proporcionar satisfação total ao associado.

Cerca de dois anos mais tarde, em 1995, após muita luta e determinação, a ADEPOM já transferia sua sede para o bairro da Luz, na qual se encontra até os dias atuais. Suas novas instalações proporcionaram aos associados melhores acomodações e serviços. Os investimentos realizados na área jurídica deixaram de ser apenas uma estratégia de marketing para tornarem-se a própria essência da marca ADEPOM. O grande número de vitórias ajuizadas contra a Fazenda Pública Estadual trouxe credibilidade à Associação e proporcionou melhores condições às famílias beneficiadas.

Em 2007 chegamos à conclusão de que a sede social ficou pequena e alugamos novas casas, que passaram por grande reforma, acomodando novos serviços como o atendimento jurídico, podologia, fisioterapia e dois novos consultórios dentários, tudo para atender ao associado.

Em 2008 foram inaugurados o Salão de Festas e a Clínica Multidisciplinar da ADEPOM, totalmente reestruturada e com mais serviços à disposição dos associados. Devido à grande preocupação em amparar ainda mais os policiais militares, em 2012 a Clínica iniciou os serviços gratuitos em diversas especialidades nas áreas da saúde e bem-estar

Com o crescimento espantoso de seu quadro associativo – em 2010 atingimos o número de 10 mil associados e em 2012 dobramos o número para 20 mil associados – a Associação viu a necessidade de ampliar suas instalações.

Em 2012 foi inaugurado o Espaço de Negócios ADEPOM, para atender e oferecer consultoria aos futuros associados e foi consolidada a compra de um prédio na mesma rua que, após reforma, foi acomodado todo o Departamento jurídico para atender com mais conforto a todos.

Ter uma sede própria é muito importante para a Associação, tanto fisicamente como financeiramente, por isso a ADEPOM investiu na compra de um novo prédio em 2013 para a consolidação desse sonho, trazendo mais segurança e conforto aos que utilizam nossos serviços.

Conquistas

Atualmente, a Entidade tem consolidada sua imagem, sua tradição, firme em sua missão de lutar na defesa dos interesses da categoria. Com balanço altamente positivo, dá continuidade a sua caminhada evolutiva, modernizando-se a cada dia.

Todos os serviços e benefícios oferecidos fazem com que, cada vez mais, os servidores públicos estaduais venham escolher a ADEPOM para associar-se, devido à tranquilidade e a segurança que ela proporciona.

Graças ao crescimento cuidadosamente planejado, hoje a ADEPOM transmite a sensação de que seu desenvolvimento foi uma consequência natural do tempo. Tudo isso ocorreu graças ao espírito empreendedor e coletivo do seu fundador e atual presidente, Coronel PM Luiz Carlos Nogueira, que, desde aquela época, aliou-se à cooperação e ao entusiasmo daquele pequeno grupo de policiais militares interessados em levar adiante a ideia da criação da ADEPOM, tornando a Entidade forte e respeitada, representando a classe Policial Militar.

Convite Regional Santos