
O Governo de São Paulo anuncia a oficialização da troca no Comando Geral da Polícia Militar do estado. O Cel PM Cássio Araújo de Freitas, que estava no cargo desde janeiro de 2023, vai para a reserva. No lugar dele, assume o Cel José Augusto Coutinho que, até então, era subcomandante da corporação. A informação foi publicada hoje, 17 de abril, no Diário Oficial do Estado (DOE).
Em fevereiro, o Coronel PM Cássio completou cinco anos no coronelato da PM. Em consonância com a regra que dita o período para o cargo, ele passa para a reserva da instituição, em que pese a excepcionalidade para o comando geral.
Com a nomeação do Cel PM Coutinho, o cargo de subcomandante será assumido pelo Cel PM Erick Gomes Bento, atual Chefe do Gabinete do Comando Geral da PM.
“O coronel Cássio cumpriu seu papel com maestria. Um profissional extremamente capacitado e operacional, que esteve conosco na linha de frente do combate ao crime organizado e apresentou os melhores índices de produtividade da história da instituição”, destaca o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, em boletim da SSP.
O Cel PM José Augusto Coutinho ocupava o posto de subcomandante da instituição desde o início de 2024. Antes disso, já foi comandante do Policiamento de Choque, do 1º Batalhão de Polícia de Choque Tobias de Aguiar (Rota), do 4º Batalhão de Polícia de Choque — Operações Especiais, chefe do Estado Maior do Comando de Policiamento de Choque, entre outras funções.
A Família ADEPOM e o seu presidente, Cel PM Nogueira, parabenizam o Cel PM Coutinho pelas novas atribuições, desejando-lhe força e determinação para combater o bom combate diariamente, no posto de liderança de uma das instituições mais respeitadas do Brasil, merecedora de toda a nossa admiração. Ao Cel PM Cássio, os agradecimentos pelo trabalho exemplar realizado nestes mais de dois anos de bravura. Contem sempre conosco!
Fonte e imagem: Assessoria de Imprensa e Comunicação da Secretaria da Segurança Pública