Força-tarefa de SP reforça equipes de resgate das vítimas no RS

postado em: avisos entre outros! | 0

Os profissionais enviados pelo Governo de São Paulo para auxílio às vítimas dos temporais no Rio Grande do Sul já efetuaram, conforme registrado em boletim deste 6 de maio, mais de 1.865 atendimentos nas regiões afetadas por enchentes e deslizamentos. No último domingo, mais duas equipes da Defesa Civil foram enviadas para reforçar o apoio à população e dar continuidade aos trabalhos de resgate, incluindo o coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, Coronel PM Henguel Pereira.

O Governo de SP mandou até o momento cinco equipes de Defesa Civil, com 16 militares e um geólogo. O Cel PM Henguel, também presidente do Congepdec (Conselho Nacional de Gestores de Proteção e Defesa Civil) fez um chamamento a todas as Defesas Civis do país para que seja montado um gabinete de crise nacional em Santa Cruz do Sul.

Entre os atendimentos das equipes paulistas, está o resgate de pacientes no hospital de Canoas, que precisou ser evacuado por conta do aumento do nível das águas. Foi preciso abrir buracos nas paredes da unidade para a retirada das pessoas internadas. O resgate contou com a participação de duas equipes do Corpo de Bombeiros. Também houve a remoção aérea com suporte médico de uma idosa internada em estado crítico e o resgate de um grupo ilhado em uma escola.

PMs de São Paulo, com agentes do Corpo de Bombeiros e do Comando de Aviação, atuam na localização e socorro médico de vítimas soterradas, salvamento de pessoas ilhadas e busca de desaparecidos. Além de três helicópteros Águia, um avião King Air também foi colocado à disposição pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo para apoiar o transporte de equipes até o sul do país.

O Fundo Social de São Paulo e o Poupatempo, com apoio da Defesa Civil, estão recebendo doações para vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. Cerca de 13,6 toneladas de doações arrecadadas foram enviadas ontem, segunda-feira.

Pessoas físicas, entidades e empresas podem fazer doações. A prioridade neste momento é para água potável e produtos de limpeza e higiene – produtos como alimentos, calçados e roupas não estão sendo recebidos nos postos de arrecadação. Os itens devem ser entregues no depósito do Fundo Social, na Avenida Marechal Mário Guedes, 301, no bairro do Jaguaré, na capital, das 8h às 17h. O transporte para o Rio Grande do Sul será feito pelas companhias aéreas Gol, Azul e Latam de forma voluntária.

Quem optar pelas doações via Poupatempo pode levar kits de água potável ou de higiene e limpeza a qualquer uma das 241 unidades da capital, Grande São Paulo, Baixada Santista, Litoral Norte e interior. Todos os itens recebidos nos postos do Poupatempo serão destinados ao Fundo Social, que não está recebendo doações em Pix ou dinheiro. Quem tiver interesse neste tipo de ajuda precisa procurar os canais oficiais do governo gaúcho. Porém, é possível auxiliar com trabalho voluntário no depósito da capital nas atividades de transporte e separação dos itens arrecadados.

Outras informações sobre as doações às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul podem ser acessadas no site fundosocial.sp.gov.br, nos perfis oficiais do Fundo Social em redes sociais ou pelos telefones (11) 2193-6979 e (11) 3238-3944.

Fonte e imagem: Comunicação Portal do Governo de SP