A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) sediou, em 1º de setembro, uma Sessão Solene em homenagem ao trabalho do Corpo de Bombeiros na abordagem a tentativas de suicídio. O evento, promovido pelo deputado Lucas Bove (PL), faz parte das ações pelo mês de conscientização sobre a saúde mental. A Sessão contou com a presença de agentes do Corpo de Bombeiros de São Paulo e também dos estados da Bahia, de Santa Catarina, Minas Gerais, do Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte.
Setembro é mundialmente reconhecido como o mês em que se intensificam os debates sobre a preservação da vida e a saúde mental. Praticada por diversas corporações ao redor do país, a abordagem técnica e humanizada a tentativas de suicídio é uma das formas de salvar vidas.
Além do corpo de bombeiros, psicólogos e psiquiatras, profissionais do Metrô de São Paulo e o clube de motoqueiros Insanos também foram homenageados por ações na luta contra o suicídio.
Coordenador do Programa Mundial de Prevenção do Suicídio junto à Organização Mundial da Saúde (OMS), o psiquiatra José Manuel Bertolotte prestou homenagens aos profissionais presentes e reforçou a responsabilidade de todos na luta contra o suicídio. “Hoje o suicídio atinge camadas significativas da população, ou seja, o que estamos fazendo ainda não é suficiente. Este trabalho é penoso e precisamos de mais pessoas cuidando disso. O suicídio é problema de toda a sociedade”, disse o psiquiatra.
Fonte e Imagem: Comunicação Alesp