Academia de Polícia Militar do Barro Branco forma mais 187 Aspirantes a Oficiais da PM

postado em: avisos entre outros! | 0

Em solenidade realizada na sexta-feira passada, 2 de junho, na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, foram entregues as espadas de Aspirantes Oficiais da PM a 187 formandos do bacharelado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública da Polícia Militar. O governador Tarcísio de Freitas foi o paraninfo da turma. Ele esteve presente na celebração ao lado do secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite. Esta foi a primeira formatura da gestão do atual governador de São Paulo.

“Quando chegaram aqui, cada um de vocês recebeu uma sacola vazia. Podem ter certeza que a Academia do Barro Branco é uma loja de ferramentas, as quais vocês foram colocando nessa sacola. A partir do momento que passarem por aquele portão, vão descobrir que elas vão servir para vocês resolverem os problemas do dia a dia. São vocês que vão proporcionar segurança e paz social”, declarou o governador, em homenagem aos formandos.

Foram inscritos no concurso 18.809 participantes, em disputa de 190 vagas. Entre os formandos, estão 183 policiais da Polícia Militar de São Paulo, sendo 144 homens e 39 mulheres, além de quatro alunos-oficiais (uma mulher e três homens) da PM do Rio de Janeiro. Seguem em programa de formação outros 547 alunos na APMBB.

Primeiro colocado da turma de aspirantes de 2023, o PM Gabriel Garcia afirmou: “O sentimento é de gratidão. São três anos e meio aqui. A gente enfrenta várias dificuldades, é um curso extremamente concorrido e é difícil de entrar e difícil de sair. Se hoje eu consegui a primeira colocação, não foi só por mim, mas por todos que estiveram ao meu lado”. Segundo o boletim da SSP, o PM Gabriel Garcia fez 9,5800 pontos durante toda sua trajetória na APMBB. A nota é uma média de todas as disciplinas aplicadas durante o curso, dentre elas, educação física, maneabilidade, direito penal, direito civil e procedimentos operacionais padrão.

A turma de aspirantes 2023 homenageou o 1º Ten PM Bercke. Em 2009, aos 27 anos de idade e com oito anos na PM, ele faleceu no cumprimento do dever, atendendo a uma ocorrência de resgate de dois trabalhadores que construíam uma fossa séptica. Houve um deslizamento que soterrou o Oficial e um Sargento de sua equipe.

O comandante da APMBB, Coronel PM Marcos de Paula Barreto, asseverou em seu pronunciamento: “O corpo de Aspirantes aqui destacado sintetiza-se em valores e qualidade de líderes natos e preparados para conduzirem com honra e dignidade a quase bicentenária tropa de Tobias de Aguiar, sempre pautados pela ética, retidão de caráter, proporcionando a defesa da vida, integridade física e dignidade da pessoa humana, com o fim de promover a justiça na aplicação da lei”.

Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação da SSP

Imagens: Wellington Nascimento (Comunicação da SSP)