PM Ambiental cumpre missão de proteção de espécies durante a Piracema

postado em: avisos entre outros! | 0

De novembro até o final de fevereiro, o período de Piracema, em duas bacias hidrográficas que abrangem o Estado de São Paulo – a do rio Paraná e a do Atlântico Sudeste (rios Paraíba do Sul e Ribeira de Iguape) – abençoa a natureza com a reprodução de peixes de todas as espécies, que se deslocam para as nascentes ou locais rasos. Nesse período, fica proibida a pesca nativa e a PM Ambiental atua com firmeza na proteção das espécies.

De 2020 para 2021, a operação da PM Ambiental apreendeu quase 11 toneladas de peixes e 1.296 redes ilegais durante a Piracema, envolvendo milhares de horas de navegação por rios, lagoas, represas e reservatórios. Ao todo, 140 embarcações foram apreendidas dentre 4 mil fiscalizações de pesca.

“A Piracema acabou, mas o Policiamento Ambiental continua com o policiamento por terra, água e ar com o objetivo de fiscalizar, entre outras normas, o que está contido nas Instruções Normativas IBAMA nº 26 e 195, que estabelecem as normas gerais de pesca para as bacias inseridas no território paulista”, destaca, em informe de divulgação, a PM Ambiental.

Lembramos ao pescador amador que as regras e orientações sobre a pesca podem ser acessadas na cartilha Conduta Ambiental Legal, por meio deste link: https://bit.ly/3bcx4AP.