Vazamento de dados: como checar se criminosos fizeram empréstimos em seu nome

postado em: avisos entre outros! | 0

Os brasileiros começaram 2021 surpreendidos por ações criminosas de vazamento de dados pessoais. O objetivo dos hackers é obter essas informações para aplicação em golpes virtuais, como o envio de boletos falsos para pagamento e a obtenção de empréstimos em nome da vítima.

Se você suspeita que possa ter ocorrido esse tipo de uso ilícito com seus dados, faça um cadastro no site do Banco Central para acessar a área Registrato, onde é fornecido um extrato das informações dos cidadãos com instituições financeiras, permitindo a consulta online do histórico de transações tanto de pessoa física, como jurídica.

Para fazer o cadastro, basta fornecer seu CPF, data de nascimento e primeiro nome da mãe, além de informar o nome de um banco no qual tenha conta para validação. Não esqueça de copiar a frase de segurança fornecida no final do procedimento.

A página do Registrato oferece as opções “Meus endividamentos”, “Meus relacionamentos financeiros” e “Minhas operações de câmbio”. Em cada um desses painéis é possível gerar um relatório.