Vacinação contra influenza tem início na próxima semana

postado em: avisos entre outros! | 0

A vacinação contra a gripe (vírus influenza) no estado de São Paulo começa nesta segunda-feira, visando atingir no mínimo 90% do público-alvo, composto por 18,5 milhões de pessoas.

A estratégia da campanha de vacinação contra a gripe engloba mais de 4 mil postos de vacinação fixos e volantes (SUS), mantendo-se alinhada à logística de imunização contra a Covid-19. O intervalo entre uma vacinação e outra para todos os cidadãos deve ser obrigatoriamente de no mínimo 14 dias.

A primeira etapa da vacinação contra o vírus influenza, que vai até 10 de maio, compreende trabalhadores da saúde, indígenas, gestantes, puérperas (45 dias pós-parto) e crianças em idade entre 6 meses até cinco anos completos.

A segunda etapa, que se inicia em 11 de maio, abrange os idosos (pessoas com 60 anos ou mais) juntamente com os professores das redes pública e privada.

A terceira etapa começa em 9 de junho, imunizando pessoas com comorbidades e deficiência (física, auditiva, visual, intelectual e mental ou múltipla); caminhoneiros, trabalhadores portuários e de transporte coletivo; profissionais das Forças Armadas, de Segurança e Salvamento e Funcionários do Sistema Prisional; população privada de liberdade e jovens e adolescentes sob medidas socioeducativas.

O Instituto Butantan disponibiliza ao Brasil 80 milhões de doses para a campanha nacional, com produção integral do imunizante e sem necessidade de importação de matéria-prima. O imunizante deste ano é constituído por três cepas de Influenza: A/Victoria/2570/2018 (H1N1)pdm09; A/Hong Kong/2671/2019 (H3N2); e B/Washington/02/2019 (linhagem B/Victoria).