SOS Mulher completa quatro anos com mais de 34 mil cidadãs cadastradas

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Para pedir ajuda, basta apertar um botão no celular. Antes, é claro, é preciso baixar o app e fazer o cadastro. E quem pensa que, para cuidar de si, uma mulher está exagerando ao fazer seu cadastro está muito enganado, porque provavelmente desconhece as estatísticas e a infinidade de formas de violência praticadas contra as mulheres em nosso país.
 
Ciúmes exagerados durante a relação, sentimento de posse perdida ao término do relacionamento, síndrome de onipotência machista, crises financeiras, alcoolismo, dentre outras causas banais, figuram como estopim da violência doméstica contra a mulher, que, quanto mais evolui profissionalmente e na conquista de sua independência (seja financeira, ou emocional), também se vê ameaçada em ambientes de trabalho, lazer e sociais, conforme podemos acompanhar diariamente pelos noticiários.
 
Criado em 2019, o dispositivo SOS Mulher permite que as vítimas de violência doméstica – que possuam medida protetiva expedida pela Justiça – peçam ajuda apertando apenas um botão no celular. O serviço prioriza o atendimento às vítimas e agiliza o deslocamento das equipes da Polícia Militar até o local da ocorrência.
 
Para usar o aplicativo, basta que os usuários baixem a ferramenta nas lojas virtuais Google Play e App Store. Depois, é necessário realizar um cadastro com os dados pessoais para que as informações possam ser checadas junto ao TJSP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo).
 
A Major PM Ana Paula Petter Salles, chefe da Divisão de Informações Institucionais do Centro de Comunicação Social da PMESP, esclarece, em informe da SSP: “A própria ocorrência do aplicativo é gerada rapidamente. Então, a agilidade é que facilita esse apoio para a mulher na hora que ela aciona o SOS Mulher. Isso demonstra todo o cuidado e carinho que vamos ter em contato com a vítima”.
 
Ao todo, mais de 34 mil mulheres já foram cadastradas, segundo a SSP. Desde sua criação, 295 autores de violência foram conduzidos à delegacia e, destes, 140 foram presos. Nesse período de quatro anos, foram 3.572 atendimentos com despachos de viaturas, ou seja, uma equipe ou mais equipes da PM se deslocaram até os locais onde as vítimas estavam. Caso o agressor descumpra a ordem de se manter afastado, a vítima aciona o aplicativo e a Polícia Militar é imediatamente avisada e uma equipe vai ao seu encontro.
 
Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação SSP