Roubos e furtos de celulares caem 16,7% na capital paulista durante o Carnaval

postado em: avisos entre outros! | 0

O reforço no efetivo policial e o uso de tecnologia, como drones e câmeras inteligentes, contribuíram para os roubos e furtos de celulares caírem, este ano, 16,7% na capital paulista, de acordo com levantamento da Secretaria da Segurança Pública de São Paulo. As ações adotadas fazem parte da estratégia do Governo do Estado para proteger os foliões, garantir a ordem pública e intensificar a prevenção e repressão a crimes durante todo o período.

Entre os dias 13 e 17 de fevereiro de 2026 foram registrados 2.088 casos de roubo e furto de celulares. No Carnaval de 2025, celebrado entre 28 de fevereiro e 4 de março, o número chegou a 2.506 ocorrências. A maioria das ocorrências foi de furto, com 69% do total de registros.

“Essa redução dos roubos e furtos de celulares é resultado direto de planejamento, integração e presença de policiais nas ruas. Quando somamos estratégia bem definida, monitoramento em tempo real e policiamento ostensivo, conseguimos antecipar movimentos do crime e proteger a população, que conseguiu aproveitar os dias de festa”, declarou o secretário da SSP, Osvaldo Nico Gonçalves.

Durante as ações nos blocos de rua, as forças de segurança também recuperaram mais de 70 celulares em posse de criminosos. Os aparelhos foram encaminhados às delegacias, responsáveis por identificar e acionar as vítimas para devolução.

Em uma das ocorrências, no sábado (14), em um bloco na região da República, no centro de São Paulo, policiais fantasiados de personagens do desenho Scooby-Doo prenderam três criminosos que se aproveitavam da aglomeração para furtar celulares. Ao todo, oito aparelhos foram recuperados com o trio. No domingo (15), na região da República, duas mulheres foram detidas logo após furtarem um folião. Policiais civis fantasiados de Minions flagraram a ação, prenderam as suspeitas e devolveram o celular imediatamente à vítima.

Em todo o estado de São Paulo, os registros de roubos e furtos de celulares caíram de 3.609 para 2.818 ocorrências, uma diminuição de 21,9% entre o Carnaval do ano passado e o deste ano. Os furtos lideraram no estado, com 67% das ocorrências.

Segundo dados da Secretaria da Segurança Pública de São Paulo, os roubos e furtos de celulares caíram 26,4% no fim de semana de pré-Carnaval no estado. Em números absolutos, houve 587 ocorrências no ano passado contra 432 agora. O período analisado é o dos dias 7 e 8 de fevereiro deste ano, na comparação com 22 e 23 de fevereiro de 2025.

O levantamento contempla todos os registros feitos depois do evento e também as ocorrências registradas por meio da Delegacia Eletrônica, que tem prazo de até 48 horas para a validação do boletim. Os números do pós-Carnaval ainda serão contabilizados.

As Polícias Civil e Militar prenderam 94 pessoas por envolvimento em crimes como furto, roubo, adulteração de bebidas, entre outros, durante os dias de festa na cidade de São Paulo.

A PMESP mobilizou mais de 5 mil agentes por dia durante o período, registrando 42 prisões no último fim de semana. Considerando também o pré-Carnaval, nos dias 7 e 8 de fevereiro, o número chegou a 57 detenções, mais 52 efetuadas pela Polícia Civil.

Fonte: Comunicação SSP (Isabelle Amaral)

Imagem: Comunicação SSP