ROTA comemora 55 anos de heroísmo e eficácia

postado em: avisos entre outros! | 0

Neste 15 de outubro, a ROTA comemorou 55 anos de existência. Em festa, o 1o Batalhão de Polícia de Choque – Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (ROTA) recebeu, para a celebração, cidadãos paulistas que admiram os bravos guerreiros da PMESP e inúmeras autoridades, dentre elas: o Secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite; o ex-presidente da República, Michel Temer; o procurador geral de Justiça Paulo Cesar de Oliveira e Costa; o Dr. Delagado Nico, secretário adjunto de Segurança Pública; o vice-prefeito Mello Araújo; os deputados estaduais Capitão Conte Lopes, Major Mecca, Cel Telhada, Delegado Olim, Fabiana Bolsonaro, Lucas Bove e Gil Diniz; o vereador Sargento Nantes; o comandante da PMESP, Cel José Augusto Coutinho; o delegado-geral de Polícia Dr. Artur José Dian; o diretor-geral Polícia Penal, Dr. Rodrigo Santos Andrade; o comandante do Comando de Policiamento de Choque, Coronel PM Valmor Saraiva Racorti; e o comandante do 1º Batalhão de Choque, Ten Cel Vergílio.

As principais atribuições e capacidades da ROTA têm foco no combate ao crime organizado e às organizações criminosas ultraviolentas. De forma rotineira e por meio de métodos de análise e planejamento operacional específicos, a ROTA realiza operações de patrulhamento inteligente em áreas de interesse de segurança pública da capital paulista, região metropolitana e do interior do estado. Além do serviço operacional, também se destaca, entre as missões da ROTA, o fornecimento de cursos especializados em combate ao crime organizado e atividades ultraviolentas.

Um dos pontos altos da solenidade de 55º aniversário da ROTA foi o discurso de improviso proferido pelo secretário Derrite, no qual lembrou que, criada em 1970, a unidade já fazia frente à guerrilha criminosa que se iniciou no âmbito rural do estado, estendendo-se para as zonas urbanas.

“A história não muda muito nos dias atuais. Além do preparo, é preciso ter coragem para comprimir a missão. Coragem que estes homens aqui perfilados possuem. Além de profissionalismo, eles têm coragem. Combatem o crime ultraviolento. A história das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar se confundem com a própria história do estado de São Paulo. Ontem mesmo, o chamado “tribunal do crime” foi surpreendido por um pelotão da ROTA. Graças a Deus, nossos policiais saíram vivos. Que fique claro, aqui: eu não fico feliz quando bandido morre, eu fico feliz quando o policial não morre. Não podemos aceitar, nem normalizar a morte de um policial, seja de folga ou em serviço. Um policial representa o Estado. A ROTA é o último escudo de proteção entre a barbaridade e a civilidade – a barbaridade representada pelo crime organizado. Tenho orgulho imenso do Braçal de ROTA que conquistei aqui, neste pátio sagrado, e me acompanhará o resto da vida. Estes 55 anos são motivo de comemoração não somente para o batalhão e para a Polícia Militar, mas para a sociedade paulista e para todo o Brasil. Parabéns a todos. Deus os abençoe. Uma vez ROTA, sempre ROTA”, declarou com emoção secretário Derrite, que atuou como tenente da ROTA de 2010 a 2013.

O presidente da ADEPOM, Cel PM Nogueira, e todo nosso time de colaboradores, unem suas vozes ao secretário de Segurança Pública, em homenagem e agradecimento ao trabalho magnânimo realizado diariamente pelos heróis da ROTA.

Confira vídeos gravados durante a solenidade em nossas redes sociais, além das imagens registradas abaixo.