Recruta Dino chega para somar em heroísmo no canil do 3º Baep

postado em: avisos entre outros! | 0

Para substituir o cão herói Mike, aposentando no início de 2022, acaba de chegar ao canil do 3º Baep o filhote Dino, de apenas 50 dias de vida, da raça Bloodhound (Santo Humberto), muito admirada pela potência do olfato canino desenvolvido. Esta fofura da foto ao lado será treinada para atividades em campo durante cerca de dois anos.

O 3º Baep é responsável pelo atendimento à região de São José dos Campos, composta por 39 municípios, e escolheu o nome Dino por sugestão da neta do Ten PM Acidino, primeiro adestrador da unidade, falecido este ano.

De acordo com informações divulgadas pela SSP, o filhote tem temperamento dócil e gentil, “características que contribuem para o adestramento na modalidade mantrailing, que consiste em apresentar um odor específico ao animal para que ele fareje a trilha até encontrar a fonte”. Mas antes de ser treinado para reconhecer odores de pessoas e objetos, Dino passará por um processo de ambientação, aplicando seu faro em tarefas simples e socializando com outros animais.

O canil do 3º Baep já completou 56 anos de existência, segundo a SSP,  e esteve subordinado, anteriormente, ao 5º BPM/I. “Com sede em Taubaté, o canil conta hoje com sete cães na ativa para atividade de guarda, proteção e encontro de drogas, além de outros três filhotes em treinamento para a mesma finalidade. As raças variam entre pastor alemão e pastor belga malinois”, destaca o boletim.

Fonte e foto: SSP (Governo do Estado de São Paulo)