Reajuste de 4% do governo aos Policiais Militares não repõe inflação dos últimos quatro anos

postado em: avisos entre outros! | 0

O salário da Polícia Militar do Estado de São Paulo terá um reajuste de 4% a partir de 1º de fevereiro de 2018, de acordo com proposta do Executivo, anunciada em 04/10 pelo governador Geraldo Alckmin. O projeto de Lei será enviado à Assembleia Legislativa.

De acordo com Alckmin, o governo estadual tem a marca da responsabilidade fiscal, pois reduziu despesas, custeio e entre outros. A justificativa para esse pequeno reajuste foi o da melhora na arrecadação estadual, que teve uma pequena alta de 0,3% no segundo semestre de 2017 em comparação a 2016. Os estudos foram coordenados por técnicos da Secretaria de Planejamento e Gestão.

Porém, o que pouco se fala é na inflação dos últimos quatro anos em que a PM não teve reajuste. Em nota, a CERPM (Coordenadoria das Entidades Representativas dos Policiais Militares do Estado de São Paulo) divulgou uma nota de repúdio mostrando que o reajuste de 4% da PM é muito abaixo dos quase 27% de inflação do mesmo período.

INFLAÇÃO DE 2014: 6,41%

INFLAÇÃO DE 2015: 10,67%

INFLAÇÃO DE 2016: 6,29%

INFLAÇÃO DE 2017: 2,94%

A CERPM entende também que, se o houve cortes de gastos, a PM foi uma das categorias mais penalizadas, lembrando ainda que o governo estadual descumpriu o art. 37, inciso X da Constituição Federal que prevê revisão anual e sem distinção de índices

A Adepom sabe muito bem que o Policial Militar, além de combater o crime, também combate o descaso e a falta de reconhecimento destes profissionais que são mais do que heróis. Mesmo estando há praticamente quatro anos sem reajuste e agora receber somente 4% de reajuste, a PM-SP realizou e sempre realizará um trabalho exemplar, servindo de espelho para as polícias de todo o Brasil. Somos excelência em termos de Segurança Pública no país.

Sem mais…