Queda no número de furtos e roubos de celulares no Carnaval paulista

postado em: avisos entre outros! | 0

Os roubos e furtos de celulares registrados durante eventos deste Carnaval tiveram queda acentuada de 48% no estado de São Paulo, em comparação ao período da festa de 2023, segundo informe da SSP. Conforme os números computados no sistema da Polícia Civil, houve a subtração de 686 aparelhos no período de 9 a 14 de fevereiro, com 597 furtos e 89 roubos. No Carnaval do ano passado, houve registros de 1.320 delitos entre 18 e 21 de fevereiro – 1.163 furtos e 157 roubos. O levantamento considera apenas as ocorrências onde as vítimas indicaram no boletim que o crime aconteceu em eventos relacionados ao Carnaval.

“Nosso planejamento estratégico teve como foco a integração entre as polícias, trabalho de inteligência e alto grau de monitoramento”, justifica o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite. “Mais uma vez, repetimos o sucesso na segurança do maior Carnaval de rua do mundo, o que evitou que a festa fosse palco para o crime.”

O levantamento também aponta queda nas ocorrências gerais de roubos e furtos de celulares ao longo do Carnaval de 2024, independentemente do evento ou local em que as vítimas estavam quando os crimes aconteceram. Houve uma queda de 9,3% nos delitos, quando comparados ao período carnavalesco do ano passado.

As Polícias Civil e Militar realizaram uma força-tarefa para combater os crimes durante os dias de folia. Cerca de 20 mil policiais trabalharam para garantir a segurança em todos os 645 municípios paulistas.

Por meio do Copom, a PMESP recebeu 299 chamados relacionados a furtos e roubos de celulares na capital, no período de Carnaval. A queda foi de 68% na comparação ao Carnaval de 2023, quando o Copom foi acionado 955 vezes pelos foliões.

De acordo com a PM, 622 pessoas foram presas em território paulista durante o Carnaval deste ano – 148 detidos eram procurados pela Justiça. A corporação ainda apreendeu 47 armas e retirou das ruas pouco mais de 600 quilos de drogas.

Fonte e imagem: Portal do Governo de SP