Polícia Militar Ambiental celebra 68 anos

postado em: avisos entre outros! | 0

No dia 06/12, a Polícia Militar Ambiental comemorou seu aniversário de 68 anos, a solenidade aconteceu na sede da Associação de Oficiais da PM.

No estado de São Paulo, as equipes que integram o policiamento ambiental desempenham atividades de patrulha comunitária rural, policiamento náutico e aéreo e geomonitoramento por satélites.

O PM Ambiental que atua na patrulha comunitária rural recebe também um curso específico de patrulhamento e técnicas de condução de viaturas 4×4, devido à complexidade de trechos sem asfalto e acidentados que esses policiais percorrem.

No policiamento náutico, as equipes utilizam embarcações para patrulhar rios, lagos, represas e o litoral do estado.

Já o policiamento aéreo utiliza o helicóptero Águia para auxiliar os PMs na preservação do meio ambiente a partir da fiscalização e monitoramento.  Imagens aéreas são capturadas ou geradas por satélite, o que permite identificar e combater desmatamentos, queimadas, soltura de balões, descarte irregular de entulhos, entre outros crimes ambientais.

Lembrando que, a Polícia Militar Ambiental realiza dezenas de ações preventivas contra a soltura irregular de balões. De janeiro até o começo de Dezembro de 2017, foram apreendidos 194 balões, 100 locais fiscalizados, 118 pessoas detidas em flagrante e mais de R$ 1,7 milhão em multas arbitradas.

“Esse é um momento especial de destacar o que temos de mais importante, que é a nossa força de trabalho, constituída de 1922 policiais. São esses PMs especializados que ao longo de nossa história vem fazendo toda a diferença”, afirmou o Cel PM Alberto Sardilli.