PMs do 2º BPMRv detêm contrabandista de Botox

postado em: avisos entre outros! | 0

Durante a realização da Operação Paz e Proteção, deflagrada nesta sexta-feira, 13 de agosto, uma equipe do 2º BPMRv identificou um passageiro com comportamento suspeito ao abordar um ônibus. Feita a revista nos pertences do indivíduo, os PMs encontraram, no interior do travesseiro dele, 200 ampolas de Toxina Butolinica Israderm, uma ampola de Ácido Hyaluronic, três pacotes de Line Lift modelo Nose Thread e um pacote de Otesaly modelo Bio Cellulose.

Trata-se de contrabando de Botox, atividade que, além de infringir Leis, coloca em risco vidas humanas, sendo que laboratórios precisam de autorização da Anvisa para fabricarem e comercializarem a toxina botulínica no Brasil. Apesar de ser mais difundida em aplicações estéticas, a toxina botulínica também é usada para tratamento de disfunções neurológicas e motoras, sendo considerada medicamento.

A aplicação do produto clandestino pode trazer diversos efeitos colaterais aos pacientes. A toxina botulínica do tipo A é produzida naturalmente pela bactéria anaeróbia Clostridium botulinum, que produz oito tipos sorológicos de toxina, sendo a A a mais potente e, por isso, usada clinicamente.

A ocorrência foi encaminhada para a Delegacia da Policia Federal de Presidente Prudente (São Paulo), permanecendo o criminoso à disposição da Justiça. Os medicamentos foram apreendidos.