Março é lilás e azul marinho: prevenção ao câncer de útero e intestino

postado em: avisos entre outros! | 0

O câncer de colo de útero é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina e a quarta causa de morte de mulheres no Brasil. Somente em 2020, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estimou 16.590 casos.

Os fatores de risco são: tabagismo; baixa imunidade; histórico familiar; e idade (a maioria das infecções por HPV regride em mulheres abaixo dos 30 anos, já naquelas acima dessa idade, persiste), além de questões relacionadas à atividade sexual, como precodidade.

Como o câncer de colo de útero não apresenta sintomas na fase inicial, as mulheres devem tomar vacina contra HPV e consultar especialistas em genecologia regularmente.

No caso do câncer colorretal (intestino), estimam-se, para cada ano do triênio de 2020-2022, no Brasil, 20.540 casos de câncer de cólon e reto em homens e 20.470 em mulheres.

Peso, atividade física, dieta, vitaminas, cálcio e magnésio devem estar na mira do comportamento consciente que previne o câncer colorretal, que também é provocado por alcoolismo e tabagismo.

No mês em que celebramos o Dia Internacional da Mulher (8 de março), a Família ADEPOM convida a todas as suas associadas e demais mulheres brasileiras a se preocuparem com seu bem-estar, não deixando para amanhã os exames clínicos que devem fazer hoje. E completa este alerta enfatizando que os homens também devem reservar tempo para sua agenda de cuidados pessoais, atentando para os padrões de qualidade de vida que beneficiam não apenas a si mesmos, mas a todas as famílias brasileiras.