Maio tem o menor número de homicídios dos últimos 23 anos em São Paulo

postado em: avisos entre outros! | 0

De acordo com estatísticas da Secretaria de Segurança Pública, o Estado de São Paulo registrou o menor número de homicídios dolosos dos últimos 23 anos no último mês de maio. Na comparação com 2022, foram 195 casos contra 228, queda de 14,5%.

No acumulado dos cinco meses do ano, o número também é o menor da série histórica, segundo estudos da SSP, iniciados em 2001. Foram 1.136 homicídios em 2023 e 1.168 em 2022, queda de 2,7%.

Para mapear e diagnosticar as mortes que ocorrem no Estado, a SSP criou o Sistema de Informação e Prevenção de Crimes Contra a Vida (SPVida), no início de 2023, o qual disponibiliza os casos no formato em mapa e pelos boletins de ocorrência, possibilitando também que a população faça uma auditoria no que está sendo publicado, ampliando a transparência.

As estatísticas anunciadas também atestam que a região central da capital paulista teve queda de furtos e roubos em maio, na comparação com o mesmo mês do ano passado. Houve uma queda de 7,3% dos furtos e 7,7% dos roubos na região atendida pela 1ª Seccional, que engloba as delegacias da Sé, Bom Retiro, Campos Elíseos, Consolação, Aclimação, Cambuci, Brás, Pari, Santa Cecília e Jardins.

 Em maio houve também o aumento de 46,7% do número de prisões e apreensões feitas na região central. Foram 396 presos/apreendidos no ano passado, contra 581 em 2023.

 A diminuição da criminalidade na região central é reflexo do reforço do policiamento, que recebeu o incremento de 120 PMs no patrulhamento ostensivo, e de ações estratégicas diárias, como a “Impacto” e “Resgate”.

 A queda nos índices criminais foi ainda maior na Cracolândia (região das Cenas Abertas de Uso de Entorpecentes), que abrange o 3ºDP e o 77ºDP. Dados apontam que os furtos caíram 22,5% e os roubos, 20,3%.

Fonte e imagem: Assessoria de Imprensa e Comunicação da Secretaria da Segurança Pública