LICENÇAS DE ARMAS DE FOGO NO BRASIL CRESCEM 185% EM 2016

postado em: avisos entre outros! | 0

Em 2016, o Brasil registrou um aumento de 185% no número de licenças de armas de fogo. Foram 21 mil autorizações de pessoas físicas no ano passado frente a 7,2 mil em 2015.

Segundo o Exército Brasileiro, de 2005 até o primeiro semestre de 2017, o número de pessoas com autorização válida teve um salto de 400%, com tendência que esse número suba ainda mais até o final do ano.

Das pessoas que possuem porte legal, 90% são denominados de CACs (Caçadores, atiradores e colecionadores registrados). Diferente das pessoas físicas que se encaminham à Polícia Federal (PF) para pedir autorização de posse ou porte de arma, essa categoria é regulada pelo Exército.

Esse grande número dos certificados como CACs é explicado por diferentes fatores, entre eles, que essa modalidade é uma alternativa ao controle da Polícia Federal e uma forma de se armar em meio à sociedade violenta.

Outros critérios para obter a certificação que é válida por três anos são, atestado psicológico, comprovante de aptidão técnica e vinculação a algum clube de tiro.

De acordo com o Exército, ainda “não houve um estudo para levantar as causas do incremento na solicitação de certificado de registro para a categoria caçadores, atiradores e colecionadores”.