Homenagens ao Capitão PM Alberto Mendes Júnior

postado em: avisos entre outros! | 0

O pátio principal da Academia de Polícia Militar do Barro Branco recebe seu nome desde 15 de dezembro de 1970. No local há um busto em sua homenagem, inaugurado no 23º aniversário de sua morte, em 10 de maio de 1993.

Na entrada principal do QCG – Quartel do Comando Geral da Instituição, localizado na Praça Coronel Fernando Prestes, no bairro da Luz, na capital paulista, outro busto presta-lhe homenagem.

No pátio do 1 º BPChq (Batalhão Tobias de Aguiar), um memorial em mármore e bronze, com sua silhueta e espada batida, traz à memória de todos o sacrifício do herói.

Patrono do 14º BPM/I, com sede no município de Registro, interior de São Paulo, o Capitão PM Mendes Jr. é também nome de rua no bairro do Tucuruvi, na capital, e de duas escolas (Itaim Paulista e Guarulhos).

São muitas, além das citadas, as merecidas homenagens ao jovem assassinado, ainda Tenente, em 10 de maio de 1970, por guerrilheiros, logo após ser feito por eles, voluntariamente, refém em troca da liberação de 14 praças do pelotão que comandava em combate, no Vale do Ribeira, sul do estado de São Paulo.

Seu sacrifício não foi em vão. Sepultado como herói, o Capitão PM Mendes Jr. continua vivo como exemplo de bravura e protagonismo refletido nos versos “verás que um filho não foge à luta, nem teme, quem te adora, a própria morte”, do Hino Nacional Brasileiro.

O presidente da ADEPOM, Cel Nogueira, e o time de colaboradores da nossa associação unem suas vozes às do efetivo da PMESP em mais uma homenagem ao seu mártir e herói, neste 10 de maio de 2021.