Hepatite: a vacina salva vidas de todas as idades

postado em: avisos entre outros! | 0

Os perigos decorrentes da segunda maior doença infecciosa do mundo, a hepatite, estão em destaque na mídia nos últimos dias, após a OMS confirmar o surgimento de 169 casos de hepatite aguda grave, a maioria deles na Europa, de origem desconhecida, englobando bebês, crianças e adolescentes. As hepatites virais atingem o fígado, provocando lesões leves ou mais graves. Essas lesões se diferem conforme o vírus causador, sendo os mais comuns denominados A, B, C, D e E.

Na fase inicial, as pessoas expostas aos vírus podem não apresentar sintomas, mas, em geral, a infecção provoca febre, fraqueza, mal-estar, dor abdominal, enjoos, náuseas, vômito, perda de apetite, diarreia, urina escura etc.

A Hepatite A tem transmissão fecal-oral, prevenida com vacinas para crianças de 15 meses a 5 anos incompletos.

A Hepatite B, adquirida por meio do sangue contaminado, é considerada uma doença sexualmente transmissível que, quando crônica, induz à cirrose e ao câncer de fígado. Uma mãe infectada pode, por exemplo, passar a doença para o filho na gestação ou no parto. A vacinação inclui quatro doses para os recém-nascidos (ao nascer, com 2, 4 e 6 meses); e geralmente três doses para adultos.

A Hepatite C também é transmitida por sangue contaminado, porém, não é considerada sexualmente transmissível entre heterossexuais. Mesmo assim, a prevenção inclui o uso de preservativos em relações sexuais e o não compartilhamento de objetos de uso pessoal, entre eles, lâminas, escovas de dente, material de manicure e pedicure etc. Não há vacina para esse tipo de hepatite, nem pela provocada pelos vírus D e E.

O SUS disponibiliza a vacina da Hepatite A para as crianças até 5 anos incompletos e a vacina da Hepatite B para toda a população, independentemente da faixa etária. Com o esquema vacinal completo, os cidadãos são imunizados por toda a vida. Por isso, não deixe de se vacinar. Basta procurar a unidade de saúde mais próxima.

Fontes:

Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (https://www.saude.mg.gov.br/hepatite)

Agência Brasil (https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2022-04/oms-confirma-169-casos-de-hepatite-de-origem-desconhecida)

BBC (https://www.bbc.com/portuguese/geral-49173317)

Foto:

<a href=’https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/vacina’>Vacina foto criado por rawpixel.com – br.freepik.com</a>

Foto: <a href=’https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/fundo‘>Fundo foto criado por valeria_aksakova – br.freepik.com</a><a href=’https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/pavilhao‘>Pavilhão vetor criado por freepik – br.freepik.com</a>