Helicóptero Águia transporta coração para transplante em criança de 6 anos

postado em: avisos entre outros! | 0

A PMESP realizou mais um ato humanitário, transportando de helicóptero o coração de um doador compatível para ser implantando em um menino de seis anos, de Ribeirão Preto para o Hospital da Criança e Maternidade, em São José do Rio Preto. Da remoção à implantação do coração no paciente, o garotinho Vitor, decorreram apenas 161 minutos.

Os Policiais Militares destacados para cumprir a missão foram o Capitão Cortez, piloto da aeronave, o Cabo Henrique e o Sargento Bianchinni, os três da Base de Aviação da PM (CAV). Eles receberam o órgão de uma equipe médica e fizeram o seu translado até o HCM.

“Decolamos por volta das 15:00 e pousamos às 16:00 no hospital de base, onde o órgão foi direcionado ao receptor. O coração tem um período de isquemia de 240 minutos (4 horas) e, assim como o médico nos disse, quanto menor o tempo que ficar fora do corpo, melhor”, narra, em informe da SSP, o piloto responsável pelo voo.

Segundo os médicos, Vitor reagiu bem à cirurgia.

O transporte de órgãos feito pelo helicóptero Águia da PM é solicitado pela central de transplantes da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo.

“Esse tipo de missão, independente de quem for o receptor, traz uma satisfação muito grande por poder participar e ajudar a salvar uma vida. Por ser uma criança, nós acabamos ficando mais comovidos e sensibilizados, mas nunca perdendo o lado profissional, do planejamento e da segurança do voo”, enfatiza o Capitão Cortez.

A Família ADEPOM manifesta aqui sua alegria pelo atendimento recebido pelo menino Vitor e seu orgulho no cumprimento da missão de defender os interesses dos Policiais Militares do Estado de São Paulo, cuja atuação é diuturnamente fundamental para a segurança e bem-estar da sociedade.