Governo libera R$ 16 bilhões do PIS/Pasep para idosos

postado em: avisos entre outros! | 0

O governo federal reduziu a idade mínima para o saque das cotas dos fundos PIS e do Pasep. O limite passou de 70 para 65 anos (homens) e 62 anos (mulheres). A liberação que acontecerá a partir de Outubro, será feita em etapas, dependendo da data de aniversário, similar ao saque das contas inativas do FGTS.

Segundo o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, 8 milhões de trabalhadores farão o saque que injetará cerca de 15,9 bilhões de reais. O saldo médio das cotas é de 1.200 reais.

O PIS é o fundo dos trabalhadores da iniciativa privada e os pagamentos são feitos pela Caixa, de acordo com o calendário de aniversário da pessoa. O Pasep é o fundo dos servidores públicos, pago pelo Banco do Brasil. Quem tem conta nessas instituições receberá o crédito automaticamente.

Esse dinheiro é para quem trabalhou com carteira assinada de 1971 a 1988. Nas regras atuais, elas podem ser sacadas em casos especiais, como aposentadoria, invalidez, ou depois dos 70 anos. Enquanto não são sacadas, essas cotas rendem e podem ser recebidos anualmente.

Aos que ingressaram no mercado de trabalho a partir de 1990 tem direito a outra modalidade do PIS/Pasep, que são os abonos salariais. Eles também são pagos anualmente. Nesse caso, não há cota a ser sacada.