Governo Federal estuda aumento da Alíquota do IR

postado em: avisos entre outros! | 0

O presidente Michel Temer afirmou no dia 08/08 que poderá rever as alíquotas do Imposto de Renda. “São estudos que se fazem rotineiramente”, disse Temer.A preocupação de um possível aumento de impostos vem depois que a equipe econômica, liderada pelo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, não descartar essa hipótese, até porque o governo enfrenta sérias dificuldades para equilibrar as contas públicas.

Hoje, o déficit público é de 139 bilhões de reais, com possibilidades de que seja alterado o teto da meta, o que elevaria um pouco mais o valor do déficit.Dessa forma, Henrique Meirelles tem uma difícil tarefa de tentar equilibrar as contas do governo sem elevar ainda os impostos.

Veja os produtos com a maior carga tributária do país segundo o IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação):

1º LUGAR: CACHAÇA – 81,87% do preço da cachaça é imposto
2º CASACO DE PELE – Um casaco de pele possui 81,86% de impostos
3º VODCA – 81,52% de uma Vodka importada são impostos
4º CIGARRO – A carga tributária equivale a 80,42% do preço do produto
5º PERFUME IMPORTADO – Do valor total de um perfume importado, 78,99% são impostos
6º CAIPIRINHA – O produto tipicamente brasileiro também tem uma carga tributária de 76,66% do preço
7º VIDEOGAME – Tanto os aparelhos de videogame como os jogos usados neles têm, em seus preços, uma carga de 72,18% de impostos
8º REVÓLVER – 71,58% do valor pago pelos revólveres é imposto
9º PERFUME NACIONAL – Assim como os perfumes importados, os nacionais também sofrem com impostos, que equivalem a 69,13% do preço.
10º MOTOS – As motos com mais de 250 cc têm embutidas, no preço, 64,65% de impostos