Governo de SP e Receita Federal unificam registros de documentos

postado em: avisos entre outros! | 0

A partir de 12/07, a população do estado de São Paulo poderá registrar seus documentos e alterar cadastros, como inserção do CPF e RG no mesmo lugar. Antes, o cidadão deveria ir a dois órgãos diferentes para realizar esse procedimento.

Hoje, aos paulistas pode fazer a inscrição no CPF (Cadastro de Pessoa Física) nos mesmos postos de atendimento de emissão do RG (Registro Geral), como nos postos do Poupatempo. Isso foi possível devido a um convênio do Governo de São Paulo e a Receita Federal.

O novo atendimento possibilitará uma agilidade maior nos atendimentos, além de proporcionar mais segurança à população, já que os dados fornecidos pelo solicitante serão conferidos tanto no cadastro da Receita Federal como no cadastro do IIRGD (Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt), da Polícia Civil. Esse modelo também dificultará as fraudes documentais.
Veja abaixo o novo modelo de atendimento:

Expedição de documentos

COMO ERA – Cidadão ia a um posto de atendimento da Receita Federal para se inscrever no CPF; e a unidades conveniadas com o IIRGD, como o Poupatempo, para obter o RG.

COMO VAI FICAR – Cidadão poderá comparecer apenas a um posto credenciado do IIRGD para solicitar os dois documentos.

Alteração de dados cadastrais do CPF e do RG

 

COMO ERA – Cidadão precisa ir a um posto da Receita para mudanças no CPF; e a outro do IIRGD para alterar o RG.

COMO VAI FICAR – As alterações serão feitas simultaneamente nos dois documentos pelo IIRGD.