Fevereiro Roxo/Laranja: São Paulo precisa de doadores

postado em: avisos entre outros! | 0

Fevereiro é Laranja na ADEPOM, onde incentivamos a doação de medula óssea para socorrer quem precisa de ajuda contra a leucemia, câncer que surge nas células do sangue. E fevereiro também é Roxo em conscientização sobre doenças como o lúpus, a fibromialgia e o mal de Alzheimer.

A doação de medula pode ser feita por pulsão, com internação e anestesia; ou por aférese, com recebimento de medicação para a produção de células sadias e doação de sangue, não sendo necessária internação.

Os requisitos para ser doador de medula óssea são: idade entre 18 e 55 anos; ter boas condições de saúde; não apresentar câncer, doença no sangue, no sistema imunológico ou qualquer doença infecciosa ou incapacitante.

A campanha de conscientização neste Fevereiro Roxo/Laranja alerta ainda para a prevenção das doenças em foco, cujos principais fatores de risco são:

Leucemia: tabagismo, exposição ao benzeno, exposição à radiação ionizante, histórico familiar, realização de quimioterapia, síndrome de Down e exposição a agrotóxicos.

Mal de Alzheimer: hipertensão, diabetes, obesidade, tabagismo e sedentarismo. Esses fatores relacionados aos hábitos são considerados modificáveis. Alguns estudos apontam que se eles forem controlados podem retardar o aparecimento da doença.

A Fundação Pró-Sangue também está apelando para que os cidadãos façam doações de sangue com urgência, pois os estoques estão em situação crítica em São Paulo, já que o número de doadores caiu mais de 50% no estado desde o início da pandemia de Covid-19.