Dia Nacional da Cavalaria: parabéns ao RPMon pelo seu trabalho responsável e eficiente

postado em: avisos entre outros! | 0

Nesta quarta-feira, 10 de maio, é comemorado o Dia Nacional da Cavalaria, data que, além homenagear a Manoel Luíz Osório (1824-1876), considerado o Patrono da Arma de Cavalaria do Exército Brasileiro, também remonta ao início do regimento da Cavalaria no país e à importância do policiamento montado. 

“Em São Paulo, a modalidade é utilizada com pioneirismo, responsabilidade e eficiência. A Polícia Militar, por exemplo, conta com uma unidade da Cavalaria, que possui 13 destacamentos, distribuídos entre capital e interior. A sede fica no bairro da Luz, no Regimento de Polícia Montada 9 de Julho (RPMon), que completará 131 anos este ano”, destaca a SSP em sua área de notícias.

Os 261 cavalos que existem no local são monitorados 24 horas por dia e recebem tratamento especializado, diferente dos que são criados em áreas rurais, praticando esportes e recebendo os melhores nutrientes como ração, grama e água à vontade, seu tempo de trabalho também é controlado. 

“O cavalo da PM pode trabalhar, no máximo, 6 horas por dia. Depois desse tempo, ele tem que estar no quartel se alimentando e descansando. Em uma área rural não há esse controle”, esclarece o Tenente Francisco, subcomandante do 1º Esquadrão do RPMon, em boletim da SSP.

Sessões de equoterapia

Outra atividade desempenhada pelos equinos são as sessões de equoterapia, método terapêutico e educacional que usa o movimento do cavalo para estimular o desenvolvimento neuropsicomotor de pessoas com deficiência ou com necessidades especiais.

“Já teve casos aqui que a pessoa estava em cadeira de rodas e hoje consegue ser independente e viver sozinha”, conta o comandante, sobre sessões que já presenciou.

As aulas de equoterapia são gratuitas e contam com uma equipe de profissionais como psicólogos e fisioterapeutas. Para participar, basta o paciente ser aprovado pela junta médica do regimento.

Fonte: Comunicação SSP | Governo do Estado de São Paulo

Imagens: Karla Neves (Comunicação SSP)