Dia Internacional das Pessoas com Deficiência é sinônimo de respeito

postado em: avisos entre outros! | 0

No curso de Formação de Soldados, todos os Policiais Militares recebem instrução de abordagem à pessoa com deficiência porque, nesse tipo e ocorrência, é fundamental a preservação da segurança tanto dos abordados, cujos direitos não podem ser feridos, quanto da equipe policial em ação.

Neste 3 de dezembro, Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, consideramos relevante lembrarmos que cerca de 45 milhões de brasileiros têm algum tipo de deficiência, segundo o último levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O objetivo da Organização das Nações Unidas (ONU) ao criar essa data comemorativa foi ampliar a conscientização da população sobre a necessidade de oferecer melhor qualidade de vida a todos os deficientes ao redor do planeta (aproximadamente 10% da população mundial).

A ADEPOM apoia essa causa desde sua fundação, há 27 anos, afinal, além de valorizar o respeito e a atitude de inclusão em relação aos deficientes da nossa sociedade civil, uma das nossas missões também é defender os interesses dos Policiais Militares do Estado de São Paulo que, em exercício da profissão, podem se tornar um deles ao arriscarem suas vidas, diariamente, no combate ao crime e na manutenção da ordem pública.

A deficiência pode ser classificada em física, auditiva, visual, mental e múltipla (duas ou mais deficiências).

Recebam, portanto, nossa solidariedade e apoio, hoje e sempre, todos os brasileiros com deficiência, pessoas que possuem direitos e deveres assegurados pela Constituição Federal Brasileira, e não devem ser menosprezadas, jamais, em aspectos de sua capacidade intelectual, profissional e emocional, por meio da construção de laços de amizade e cidadania.