Criação do Ministério da Segurança Pública ganha força no Planalto

postado em: avisos entre outros! | 0

O Governo Federal discute novamente criar o Ministério da Segurança Pública, que, primeiramente, já havia sido discutido em novembro de 2017, mas veio à tona novamente com o avanço violência urbana, principalmente no Rio de Janeiro. Torquato Jardim, Ministro da Justiça é quem cuida da possível futura pasta.

As Polícias Federal e Rodoviária Federal, o Departamento Penitenciário Nacional e a Secretaria de Segurança Pública se desvinculariam do Ministério da Justiça e ficariam sob o comando da nova pasta.

Por outro lado, o Ministério da Justiça desenvolveria políticas preventivas de combate às drogas e programas de recuperação de ativos no exterior, cuidando também de estrangeiros e refugiados, dos carteis e da defesa do consumidor.

Já o Planalto discute questões políticas, técnicas e orçamentárias para a criação do novo ministério. O argumento oficial do governo é que o novo ministério ampliaria ações da segurança, principalmente nos estados que estão em situação mais crítica.

A decisão política ganha força, afirmam ministros envolvidos nesse, além da expectativa de retorno político, principalmente da chamada bancada da bala, grupo de deputados que defendem a criação desse ministério.
Os nomes cogitados para assumir o cargos são  do o ex-secretário estadual da área no Rio José Mariano Beltrame, e do ex-governador de São Paulo Luiz Antônio Fleury Filho.