CAvPM João Negrão comemora 37 anos de atividades

postado em: avisos entre outros! | 0

O Comando de Aviação da Polícia Militar João Negrão completou, neste domingo, 15 de agosto, 37 anos de existência. Com sede no bairro de Santana, em São Paulo, e Integrada por 450 PMs, a unidade é responsável por atividades de policiamento, de bombeiros e de defesa civil em todo o território paulista, também prestando apoio em emergências policiais e de resgate.

Sob comando do Coronel PM Paulo Luiz Scachetti Junior, além da sede em São Paulo, a unidade possui 10 Bases de Aviação que atendem o interior paulista, presentes nas áreas correspondentes de cada Comando de Policiamento do Interior. Atualmente, é a maior Unidade Aérea Pública (no ramo da Aviação de Segurança Pública e de Defesa Civil) do Brasil, realizando voos diariamente em defesa da sociedade.

Desde sua criação até março deste ano, o CavPM protagonizou 342.848 missões, resgatou 2.619 pessoas e realizou o salvamento aeromédico de outras 12.904, além de 795 transportes de órgão e média de 4.850 ações de prevenção durante a Operação Verão.

O nome da unidade é uma homenagem ao Ten João Negrão, que participou da travessia do Atlântico Sul, juntamente com a tripulação do Hidroavião Jahú, em missão completada em 28 de abril de 1927. Adquirido por João Ribeiro de Barros, o Jahú saiu de Gênova (Itália) com destino ao Brasil em 1926, contando inicialmente em sua tripulação com a participação dele próprio como piloto, do Ten Aviador Artur Cunha (copiloto), do mecânico Vasco Cinquini e do Cap Newton Braga (navegador). Em Porto Praia (Cabo Verde), costa oeste da África, Artur Cunha foi substituído pelo Ten PM João Negrão, da Esquadrilha de Aviação da Força Pública. A sua participação na missão lhe rendeu o título de Patrona da Aviação da Polícia Militar.