Cap Derrite toma posse como Secretário da Segurança Pública do Estado de São Paulo

postado em: avisos entre outros! | 0

Em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes neste 1º de janeiro, o governador Tarcísio de Freitas empossou o deputado federal Guilherme Murarro Derrite no cargo de secretário da Segurança Pública do Estado de São Paulo, até então ocupado pelo general João Camilo Pires de Campos.

Nascido em Sorocaba, o Capitão Derrite ingressou na Polícia Militar em 2003 e se formou como Bacharel em Ciências Sociais e Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco. Formou-se em Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul e, na mesma instituição, concluiu o curso de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas. De 2010 a 2013, atuou como tenente nas Rondas Ostensivas Tobias Aguiar (ROTA). No mesmo ano, foi para o pelotão de Força Tática do 49º Batalhão de Polícia Militar Metropolitana (BPM/M) e coordenou o módulo específico do Curso de Formação de Soldados do CPA/M5. Entre 2015 e 2018, atuou como oficial no Corpo de Bombeiros. Em 2018, foi eleito deputado federal e, em 2022, reeleito. Durante sua carreira política foi vice-líder do Governo na Câmara dos Deputados e em 2022 conseguiu aprovação do Projeto de Lei 6579/2013, que acaba com as saídas temporárias de presos no Brasil.
Com total apoio do Cap Derrite, assumiu o Comando-geral da PMESP o Cel Cássio Araújo de Freitas, que atuou por 13 anos da ROTA, chegando a chefiar, em posto de Capitão, o atual secretário da Segurança Pública. Promovido a Major ainda na ROTA, o Cel Cássio comandou, em seguida, o 5º Batalhão da Tropa de Choque e, em junho de 2020, assumiu o comando do CPI-6, responsável pela Polícia Militar na Região da Baixada Santista e Vale do Ribeira, posto que deixou para liderar, de julho ao final de dezembro de 2022, o CPM (Comando de Policiamento Metropolitano), cuja missão é responder pela segurança de toda a Grande São Paulo (38 municípios), exceto a capital paulista.
O Cel Cássio é bacharel, mestre e doutor em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, além de bacharel em Educação Física.
Osvaldo Nico Gonçalves deixa o cargo de delegado-geral da Polícia Civil de São Paulo para assumir, sob indicação do governador, o cargo de secretário-adjunto da pasta comandada pelo Cap Derrite. Até então diretor do Dope (Departamento de Operações Policiais Estratégicas), Artur José Dian passa a ocupar o posto de delegado-geral da Polícia Civil.
Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação da SSP, site Metrópoles (https://www.metropoles.com) e Diário do Grande ABC (https://www.dgabc.com.br/)
Imagem: Denis Bonelli (SSP)