Cães de resgate ganham colete tecnológico da Fatec

postado em: avisos entre outros! | 0

Para aumentar a eficiência das operações e, ao mesmo tempo, monitorar as condições físicas e emocionais dos cães de resgate e missões de salvamento, a Fatec de São José dos Campos desenvolveu um colete tecnológico para ser usado pela matilha de aliados da PMESP, equipado com câmeras e sensores.

O projeto dos coletes consumiu três anos de investigações e estudos realizados por professores e estudantes dos cursos de Tecnologia da Informação e Logística, além da colaboração de pesquisadores e docentes de outras instituições acadêmicas.

A cadela Hope da unidade do Corpo de Bombeiros do bairro do Ipiranga, na zona sul da capital, testou a nova tecnologia e aprovou. O hardware e software embutidos no equipamento permitem comunicação e geolocalização, de modo que as equipes de salvamento consigam monitorar os batimentos cardíacos, oxigenação, pressão sanguínea e temperatura corporal do animal, mesmo quando ele está fora do campo de visão. Com base nestes dados, os monitores passam os comandos para o cachorro descansar, seguir ou retornar, além de obterem dados sobre a operação em andamento.