Anvisa recomenda distanciamento social e máscara também para a varíola de macaco

postado em: avisos entre outros! | 0

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu uma nota, nesta segunda-feira, 23 de maio, reiterando que o uso de máscaras de proteção facial e a higienização das mãos, além do distanciamento social, são importantes, neste momento, não apenas contra a Covid-19, mas também para retardar a entrada do vírus da varíola de macaco no Brasil. As medidas são essenciais em aeroportos e aeronaves, segundo informa a Agência Brasil.

Pouco conhecida, a varíola de macaco teve seu primeiro caso detectado em 7 de maio passado e, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 131 novos infectados já foram confirmados, além de mais uma centena de outros casos estarem sendo monitorados como suspeitos.

“Tais medidas não farmacológicas, como o distanciamento físico sempre que possível, o uso de máscaras de proteção e a higienização frequente das mãos, têm o condão de proteger o indivíduo e a coletividade não apenas contra aCcovid-19, mas também contra outras doenças”, salienta a Anvisa em sua nota oficial.

O Ministério da Saúde está atento ao aumento do número de casos de contaminação da varíola de macaco no mundo e mantém uma equipe de prontidão para executar um plano de ação em rastreamento de casos suspeitos. Até o momento, o Brasil não registrou nenhum caso.

Fonte: Agência Brasil