Ampliadas ações do Pró-Vida em prol dos profissionais de Segurança Pública

postado em: avisos entre outros! | 0

O Programa Nacional de Qualidade de Vida para profissionais de Segurança Pública (Pró-Vida), criado em 2018, acaba de ser aperfeiçoado com a inserção de novas ações voltadas para a promoção da saúde mental e prevenção ao suicídio, sob aprovação, neste 6 de abril, do Senado Federal.

O objetivo do programa é oferecer atenção psicossocial e de saúde no trabalho aos profissionais de Segurança Pública, sendo que as novas ações aprovadas para o projeto deverão ser executadas conjuntamente entre União, estados e municípios, inclusive no combate a discriminações e preconceitos.

O Pró-Vida deverá passar a publicar anualmente, a partir da aprovação do projeto, os dados sobre transtornos mentais e suicídio entre Profissionais de Segurança Pública, oferecendo também acompanhamento aos seus familiares.

 As novas ações levam em conta vulnerabilidades pessoais, situações de estresse no trabalho, convívio permanente com a morte e a violência, extenuantes jornadas de trabalho, falta de sono, de lazer e de convívio com a família, depressão, Síndrome de Burnout (Síndrome de Esgotamento Profissional), estresse pós-traumático e fácil acesso a armas de fogo, dentre outros enfrentamentos diários.