Comandante da Polícia Militar Nivaldo Restivo recebe Adepom em reunião no quartel do Comando Geral da PM

postado em: avisos entre outros! | 0

Na manhã do dia 27/06, a Adepom e as demais associações da PM se reuniram com o Comandante Geral da Polícia Militar de São Paulo, Coronel Nivaldo Cesar Restivo, no Quartel do Comando Geral para tratar de assuntos de extrema importância para toda a categoria.

O Comandante Geral da PM falou de suas propostas para a atividade operacional, entre elas, a de valorizar e ampliar a capacitação destes policiais já que eles são a essência da PM.

Com isso, destacou que mais da metade dos cursos de capacitação eram para o policial de atividade meio (administrativo) e o restante para os policiais de atividade fim (operacional), e como sua proposta é dar um pouco mais de ênfase par quem estiver na rua, nada mais justo que o operacional tenha mais cursos de capacitação.

Além disso, falou inclusive que os policiais da Administração podem ir às ruas a qualquer momento para não perder a essência da profissão.

O Comandante Geral da PM Nivaldo Restivo abordou em seguida sobre o projeto da Câmara dos Deputados de São Paulo, o PLC 4/2017, que altera os dispositivos do Decreto-lei nº 260, de 1970, que dispõe sobre a inatividade dos componentes da Polícia Militar do Estado. O projeto prevê aposentadoria da policial feminina com 25 anos de serviço e retira a obrigatoriedade da permanência por um ano no posto do policial promovido para poder ter direito ao posto imediatamente superior.

Muitas conversas já foram realizadas com os deputados coronéis Camilo e Telhada para que esse projeto seja aprovado na ALESP, mas só não foi porque a casa precisou votar outros projetos de outras áreas em caráter de urgência.

Além disso, se preocupou com algumas Companhias da PM (em torno de 10) que tiveram índice criminal acima da média estadual, e para reduzir esse número será necessário fazer um estudo sobre o porquês desses dados, levando em conta práticas corriqueiras, como por exemplo se o fardamento está adequado, se as viaturas não estão desgastadas, ver os alojamentos dos Policiais, banheiro, vestiário etc.
Feitos esses estudos, a diretoria de finanças vai buscar recursos e fazer com que os ambientes sejam mais dignos e mais seguros.

Nesse ponto, a grande preocupação da PM é melhorar as condições para motivar o Policial.

Outro tema abordado foi sobre a licitação internacional para aquisição de 5 mil novas pistolas de modelo .40 para suprir as unidades de Choque e dos BAEP-SP. No total, R$ 13,5 milhões serão investidos.

A informação é que há de 9 a 12 fabricantes interessadas em participar da licitação, citando que a Taurus (atual fornecedora) não pode mais licitar com o estado no período de dois anos (prazo até novembro de 2018) devido ao mal funcionamento de suas armas, são elas: submetralhadora SMP 40 e carabina CT 30. O Comandante Geral da PM informou que espera receber essas armas em 2018.

Ainda sobre a parte operacional, foi informado que o estado adquiriu 745 novas viaturas em 12 de maio de 2017, com prazo para entrega até o final de agosto. Foi informado também que essas viaturas serão de uso da BAEP, CANIL, COE e para maioria de atendimento 190. Seu desejo era que houvesse uma renovação de 20% da frota, mas devido à crise econômica, não foi possível.

Em seguida, falou rapidamente de um dos temas fundamentais para a PM, o reajuste salarial. Durante a reunião, disse que historicamente os reajustes sempre são dados no segundo semestre e pediu para que essas reinvindicações venham das associações, pois ele, pelo cargo que possui, não pode cobrar diretamente isso do governo, frisando que as entidades sim, devem abrir um debate amplo sobre o reajuste salarial.

O último ponto de destaque da reunião, e preocupante do ponto de vista do Comandante Geral, é sobre a vitimologia dos Policiais Militares. Só em 2017, 52 policiais da ativa e 14 inativos morreram, além destes, outros 60 policiais ativos e 14 inativos sofreram tentativa de homicídio. Para reverter esse quadro, o Comandante Geral pediu às associações que informem sobre os cuidados que todos devem ter, seja em serviço ou não. O apelo é para que todas as entidades façam um trabalho individual nos veículos de comunicação disponíveis aos seus associados.
De acordo com o Comandante Geral, a PM precisa praticar as medidas de segurança que tanto aprendeu e ensinou, enfatizando também que todos os quartéis da PM estão de portas abertas para as associações divulguem seus trabalhos e serviços.