7 de setembro: 201 anos da Independência do Brasil

postado em: avisos entre outros! | 0

Tiradentes foi enforcado por lutar pela independência do Brasil. Um movimento sufocado em 1792 que calou os inconfidentes, mas não o sonhar da brava gente brasileira. Outros movimentos vieram, novos grilhões, novas lutas, até a Aclamação de D. Pedro I como Imperador do Brasil, em 12 de outubro de 1822, dia que também dedicamos à Nossa Senhora Aparecida, padroeira da nação. Mas, apesar da importância gloriosa das datas citadas, é o 7 de setembro de 1822 que marca a memória afetiva e histórica dos brasileiros quando dirigimos nossos olhares ao passado, em busca dos passos que sacramentaram a independência do Brasil, ao deixarmos de ser colônia portuguesa e nos transformarmos em nação independente, dando início ao processo de construção de nossa identidade.

“Foi no grito”, celebram os historiados, pois, de fato, às margens do riacho Ipiranga, o Príncipe Regente, rodeado de apoiadores, encheu-se de coragem para proclamar, 201 anos atrás, “Independência ou morte”. Um grito que, no galope do cavalo, manifestou força e paixão ardente de um coração que pulsava pelo renascimento iluminista em âmbito socioeconômico e cultural. Um grito também de guerra, que, além de mortes em batalhas contra Portugal, nos custou dois milhões de libras pagos à Antiga Metrópole em 1825, a título de indenização, pois ressarcimos pelos prejuízos os adversários derrotados.

Mais de dois séculos decorridos desde então, a independência, nós a temos conforme reza o Art. 4º da Constituição brasileira. E de tudo mais, como gosta de brincar o cidadão brasileiro, continuamos “correndo atrás”, com muito trabalho, suor e, às vezes, até gritos, principalmente nas celebrações do 7 de setembro. Porque, além de conquistá-la, nós temos de mantê-la, cientes de que a nossa independência é construída no dia a dia, pelo nosso caminhar, em todos os setores das nossas vidas, no ritmo do amadurecimento da individualidade de cada um e sob os laços solidários da coletividade.

Não haverá expediente na sede da ADEPOM em São Paulo e em nossa Regional Santos nesta quinta-feira, 7 de setembro, feriado nacional pelo Dia da Independência do Brasil.

Retornaremos às nossas atividades rotineiras, na capital paulista, na próxima sexta-feira, 8 de setembro, a partir das 8:00.

Na Regional Santos da ADEPOM, os atendimentos serão reiniciados somente na segunda-feira, 11 de setembro, porque o município celebra o Dia de Nossa Senhora de Monte Serrat, padroeira de Santos, na sexta-feira, 8 de setembro.

A Família ADEPOM deseja a todos um Feliz Dia da Independência!