1º Batalhão de Choque comemora 126 anos

postado em: avisos entre outros! | 0

Criado em 1º de dezembro de 1891 com o nome de 1º Corpo Militar de Polícia, após a divisão do Corpo Policial Permanente do final do império, o 1º Batalhão de Choque comemorou 126 anos em uma sessão solene realizada na sede da unidade, no bairro da Luz.

A unidade é subordinada ao Comando de Policiamento de Choque e possui quatro companhias, criadas em 15 de outubro de 1970 sob o nome de Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota). A tropa atua em todo Estado de São Paulo e, se necessário, apoia ações em qualquer lugar do país.

Participaram do evento diversas autoridades políticas e militares, entre elas o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel PM Nivaldo Cezar Restivo que em seu discurso reiterou a importância estratégica da ROTA no cenário da Segurança Pública do Estado de São Paulo e da PM. Segundo o Comandante Geral, O 1ºBPChq é um exemplo de patrulhamento tático motorizado, a unidade que auxilia o comando geral a resolver problemas que parecem insolúveis. “Meus cumprimentos pelo aniversário e por tudo que os integrantes dessa unidade fazem pela segurança de São Paulo”, parabenizou o comandante geral da PM, Nivaldo Restivo.

Operação Rota Total

De Janeiro a Outubro de 2017, o 1º Batalhão de Choque já contabilizou mais de 62,8 mil abordagens e 14.507 vistorias em veículos, de janeiro a outubro deste ano. Ao todo, 1.100 pessoas foram detidas pela unidade este ano e 166 armas de fogo foram retiradas das ruas.