ROTA celebra 47 anos de história

postado em: avisos entre outros! | 0

Na manhã de 19/10, a ROTA (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar), realizou uma sessão solene para celebrar 47 anos de existência. O ato aconteceu no seu Batalhão, na avenida Tiradentes nº 400.

Participaram da cerimônia diversas autoridades políticas e militares, tanto da PM quanto do Exército.

A ROTA é uma tropa do Comando Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo que faz parte de uma modalidade de policiamento do 1º Batalhão de Policiamento de Choque “Tobias de Aguiar”. É o maior batalhão de Polícia Militar do Brasil, possuindo cerca de 900 homens e 150 viaturas modelo Hilux SW4.

Apesar de comemorar 47 anos, a história da ROTA tem suas origens desde 1891, com antigo nome de “Batalhão de Caçadores”, batizado em seguida para “Batalhão de Caçadores Tobias de Aguiar”. O presidente da província Rafael Tobias de Aguiar, antigo nome dado ao então governador, ficou conhecido como o Patrono da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

A Tropa de Elite da Polícia Militar do Estado de São Paulo que visa possibilitar flexibilidade e capacidade de reação com o uso do policiamento motorizado. Utilizada na necessidade do controle de distúrbios civis através do agrupamento de viaturas, conforme o caso, Grupo de combate, Pelotão, Companhia ou Batalhão de Choque.

A história do Batalhão é defender as Instituições Republicanas. Após diversas denominações, passou a ostentar seu nome atual em 15 de Outubro de 1970 em meio à ditadura militar, quando foi designada para, para coibir roubos a bancos e ações de movimentos sociais.