Carros brasileiros terão placas do Mercosul em setembro

postado em: avisos entre outros! | 0

A mudança no padrão de placas dos veículos dos países do Mercosul é discutida desde 2014. Só para ter um exemplo, elas já foram implantadas na Argentina e Uruguai, por exemplo. Porém, só agora o Brasil tem datas para adotar as novas placas.

Primeiramente, ficará a critério dos órgãos de trânsito de cada estado decidir quando farão o novo emplacamento. Mas a partir de 1º de setembro de 2018 todos os Detrans deverão fornecer as novas placas para automóveis novos, que passarem por transferência de município ou propriedade, ou que tiverem as placas substituídas.

Para os usados, a data limite para troca das placas é 31 de dezembro de 2023.

O QUE MUDA?

A cor das letras e dos números serão pretas para veículos comuns, verdes para os em teste, vermelhas para os comerciais, azuis para os oficiais, douradas para veículos diplomáticos e cinzas para carros de coleção.

O estado e a cidade do veículo serão identificados pelos respectivos brasões no lado direito da placa. Não haverá mais um padrão de letras correspondente a um estado ou ao país.

Atualmente é possível saber de onde vem um carro apenas pelo início da placa – em São Paulo, vai de B a H e no Rio de Janeiro, de K a L. Isso acabará com as novas placas. As combinações serão aleatórias (podendo variar de acordo com o país).

Quem defende esta unificação das placas entre os países do Mercosul diz que isso facilitará a fiscalização nas fronteiras, pois com um sistema unificado, será possível o intercâmbio de informações entre os países e e um sistema de consultas das placas. O repasse e a consulta de multas aplicadas fora do país de origem do veículo também será facilitado.

Os valores do novo emplacamento ainda não foram divulgados.